terça-feira, 11 de março de 2014

Notícias da África...


Para todos os amigos, conhecidos, os que estão rezando pela missão da Congregação e pelas nossas irmãs na África; estão aí as primeiras notícias:



Ouagadougou, Burkina Faso
05 de março de 2014


Queridos irmãos e irmãs em Jesus Cristo


Hoje somos convidadas a percorrer juntamente com toda a igreja o caminho da Quaresma, tempo que nos permite contemplar os passos do povo de Deus liberto da escravidão, contemplar os passos de Nosso Salvador que por sua Paixão, Morte e Ressurreição, nos libertou definitivamente, de toda e qualquer escravidão.

Durante a Quaresma, somos chamadas a refazer o caminho do deserto, nos colocando diante do Senhor pedindo que, nos liberte das coisas, sentimentos ou situações que nos impede de viver na liberdade e que nos arrasta para uma vida cativa.

Hoje estivemos no Santuário de Yagma dedicado a Virgem Maria, e pedimos por cada um de vocês, pelas famílias, pelo trabalho pastoral e evangelizador, pelo trabalho missionário da nossa congregação, por nossas escolas comunitárias e pelo grupo de Oblatos.

Neste mesmo santuário no dia 02 de março aconteceu a missa de acolhida do novo cardeal de Burkina (Mons. Philippe Ouédraogou) e pensem, eram milhares de pessoas a missa começou às nove horas e terminou às 13:30, porque toda a liturgia e os discursos eram traduzidos em três línguas (Francês que é a língua oficial, Mooré e Jiulá duas das 62 línguas nativas), foi uma festa muito bonita, o povo está muito contente.

Nós estamos bem graças a Deus, ainda estamos em Ouagadougou capital de Burkina, para um maior aprendizado da língua, porém já fomos acolhidas oficialmente na nossa futura paróquia (S. Juan Marie Vianney), na arquidiocese de Koupéla, no dia 16 de fevereiro, com uma bela Celebração presidida pelo Arcebispo Mons. Seraphin e com a presença de muitos padres, religiosas e cerca de 1500 pessoas.

Para nós é um período de adaptação à nova realidade e de oração para melhor compreender a vontade de Deus e tempo para observar quais são as necessidades das comunidades e de que forma podemos servir melhor.

As pessoas aqui são muito acolhedoras, alegres e profundamente orante, as missas são diárias e geralmente são pela manhã bem cedinho 5:30 ou 6:00 horas e as igrejas são muito cheia de fiéis. É um povo sedento de Deus e o senso de igreja família é muito forte. Para esse povo a família tem um valor inestimável e para proteger a família passam por cima de qualquer coisa. Sem contar que há um respeito enorme pelos mais velhos, pelos sacerdotes, pelas religiosas. Pelos coordenadores de comunidade ou de grupo, ou qualquer pessoa que represente a autoridade.

Na paróquia onde vamos atuar a catequese acontece toda quinta feira, pois é o dia que as crianças, adolescentes e jovens não vão à escola. Os encontros são realizados debaixo das arvores. É uma paróquia que tem apenas 03 anos de existência, com muitas comunidades distantes, algumas chega até 43 km de distancia da matriz, em estrada de terra e sem energia elétrica por isso as atividades acontecem durante o dia. Existe uma presença muito grande de crianças, adolescentes e jovens e geralmente toda a família (também os homens) participa sempre das atividades da igreja.

Na extensão paroquial existem cerca de 47 mil habitantes mas apenas 17 mil são católicos, a maioria são muçulmanos e alguns poucos são protestantes, outros são de religiões nativas, mas existem muito respeito e diálogo entre todos.

As celebrações eucarísticas são belíssimas e a liturgia bem preparada com cantos relacionados com as leituras do dia e nos dias festivos é inserida as danças. Os leigos são bem engajados e organizados e cada um assume suas responsabilidades com muita seriedade.

Geograficamente podemos dizer que a realidade, a vegetação e o clima assemelham-se ao sertão nordestino e neste período faz um calor de 40º com 11% de umidade relativa do ar, tem dias bastante abafados e muita poeira vermelha e na cidade no fim da tarde há muita fumaça.

Por enquanto são estas as notícias que podemos dar e na medida em que nos inserirmos enviaremos outras.
Agradecemos pelas orações e interesse pela nossa caminhada, continuemos unidos na missao e na oraçao.

Que Deus nos ajude e que a Virgem Mãe, a nossa primeira Priora nos abençoe neste caminho ao Encontro do Seu Filho o Ressuscitado.
Uma Santa Quaresma a todos.


Ir. Irany, Ir. Rose e Ir. Rita